Estudo anual mostra o desempenho do setor nos principais mercados nacionais
A Hotel Invest divulgou a 4ª edição da sua publicação anual Panorama da Hotelaria Brasileira, que apresenta e analisa o desempenho do setor nos principais mercados nacionais - São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba e Porto Alegre, além de Belo Horizonte, novo integrante do estudo.
De acordo com o documento, as taxas de crescimento apresentadas pelo mercado no Rio de Janeiro deve permanecer no ano que vem, uma vez que o prognóstico econômico é bastante favorável, além da demanda proveniente dos grandes eventos esportivos que acontecerão por lá.
Quanto ao aumento da oferta, novos projetos vêm sendo lançados na cidade, em especial na Barra da Tijuca, como mostra a publicação. “Ainda assim, oportunidades como a reforma do hotel Glória, com expectativa de ser concluída em 2013, e do hotel Nacional, devem começar a aparecer na região do centro e sul da cidade”.
Em São Paulo, apesar das incertezas sentidas em 2011, o cenário de recuperação do mercado deve ser mantido após a normalização do cenário econômico, segundo o estudo. O nível de ocupação deve permanecer flutuando, sem apresentar grandes variações, enquanto os valores das diárias continuam a se elevar.
A capital baiana mantém as expectativas positivas de crescimento de demanda e oferta, apesar de alguns projetos em estudo terem dado sinais de enfraquecimento. O estudo aponta que para os próximos anos, ainda está prevista a abertura de mais de 1,8 mil quartos, o que configura um risco de aumento excessivo de oferta e que deve ser acompanhado com cautela.
Curitiba teve aumento na demanda em 2011, mas recuo no nível de ocupação. Entretanto, os hotéis obtiveram grande incremento de diárias (17,8%), superando inclusive o aumento do ano anterior. Como resultado, houve um crescimento acelerado de RevPAR (14,6), mostra a publicação.
Em 2012 ainda há espaço para elevar o patamar de ocupação e de diária média, assim, a cidade deve passar a ficar mais atrativa para a viabilização de novos empreendimentos. Ainda para esse primeiro semestre está prevista a abertura de apenas um empreendimento, o Bristol Portal do Iguaçu, o que alivia a cidade na questão da superoferta hoteleira.
Para os próximos anos, as expectativas para o mercado de Porto Alegre são moderadamente boas. Segundo a publicação, a oferta deve aumentar significativamente e a demanda hoteleira deve continuar em expansão. No segmento midscale, a ocupação pode ser levemente impactada com a entrada de novos hotéis já em projeto, porém, espera-se que as tarifas continuem acelerando.
Já em Belo Horizonte, cidade monitorada pela primeira vez Panorama, não apresenta resultados muito bons. A curto prazo, as perspectivas exigem cautela, enquanto a médio prazo, elas se mostram preocupantes. “Além dos fatores que podem afetar negativamente a evolução de demanda na maioria dos mercados analisados (quantidade de feriados em dias da semana e eleições municipais), a capital mineira conta ainda com a diminuição do número de congressos e eventos de grande porte, perda de competitividade do setor siderúrgico para a China, e aumento excessivo da oferta hoteleira até o ano de 2014.
O estudo Panorama da Hotelaria Brasileira é produzido pela Hotel Invest com base no desempenho de 28.625 uh’s dos princiapais empreendimentos de cada segmento e cada cidade.
Fonte: Revista Hotel News. Publicado em 15 de Maio de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário