Para aqueles que utilizam softwares hoteleiros, muitas destas métricas são geradas automaticamente desde que obviamente os lançamentos de dados sejam precisos. Para os que utilizam planilhas de controle, o trabalho será um pouco maior, demandando uma boa formatação de planilha(s) que poderão consolidar todos estes dados em um só "mapa", dividido por dias, semanas, meses, perfil de público, tipos de UHs, por ponto de venda, etc.
Coloco abaixo alguns indicadores que entendo são de fundamental importância que gestores e empreendedores levantem, meçam e comparem sistematicamente para que possam ter uma "leitura" eficaz do seu empreendimento e como mencionei definir as melhores estratégias possíveis para uma melhor performance do meio de hospedagem. São elas:
- Ocupação(meio e finais de semana), por perfil de público, permanência média, formas de pagamento utilizadas, formas de realização de reservas, índice de walk-ins, índice de saídas antecipadas, índice de estadas prolongadas, satisfação de hóspedes(para aferir esta informação você deve utilizar formulários específicos à serem entregues antes ou no check-out) etc.
- Receita por apartamento, RevPar (Revenue per Available Room - divisão da receita de hospedagem de um período pelo número de Uhs disponíveis para uso no período), gasto médio por apartamento com estratificação por ponto de venda, percentuais de comissão utilizados, índice de retorno de hóspedes, número de ligações e e-mails por período, índice de conversão destes contatos em reservas, etc.
- Receita bruta, receita líquida, custos fixos, custos variáveis, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, rentabilidade média, retorno sobre investimento, índice de investimentos/manutenção sobre receita, rotatividade de funcionários, índice de gastos em marketing sobre receita, custo da mercadoria vendida(CMV) para aqueles que oferecem serviços de alimentação, etc.
Poderia até citar mais alguns, mas como vejo que muitos ainda não utilizam sequer estes ou a maioria destes indicadores, penso que para um primeiro momento, adotá-los será de grande ajuda para melhorar a gestão do seu empreendimento.
Mais importante do que a "leitura" destes indicadores através de sistemas e planilhas é a interpretação destes dados comparada à dados do setor, do seu segmento ou se possível da região onde está inserido. Por esta razão é muito importante que estes dados sejam permanentemente levantados de forma que o empreendimento possa ter séries-históricas, transformadas em gráficos, tabelas, etc através destes números e dados e possa ter uma gestão verdadeiramente estratégica.
Fonte: FARACO, Eduardo. O Pousadeiro. 29 de julho de 2012.
Disponivel em: http://opousadeiro.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário